Saiba como planejar viagens corporativas

Quem tem uma profissão que exige que a cada hora se esteja em um lugar, ou mesmo quem necessita fazer viagens esporádicas, precisa saber como planejar viagens corporativas. Em alguns casos, a própria empresa organiza tudo para o funcionário, como reserva de passagem, hotel e outros, mas nem sempre é assim que acontece.

Quem precisa organizar a própria viagem a trabalho pode acabar se enrolando e se decepcionando com o hotel, esquecer-se de levar algum documento importante ou até mesmo não conseguir organizar uma mala otimizada.

Para não ter nenhum problema, confira esse mini-guia que preparamos para que suas viagens corporativas sejam perfeitas e você não perca tempo se preocupando com problemas no percurso.

1 – Organize a mala

Quando a viagem é curta, por exemplo, de um ou dois dias, basta um pijama e duas trocas de roupa e a mala está pronta. Porém, quando é um pouco mais extensa, então é preciso um pouco mais de atenção.

Os homens podem levar cerca de três ternos para passar uma semana e camisas para os diferentes dias. Já para a noite, dois jeans e cinco camisas/camisetas são suficientes.

As mulheres não precisam levar todo o guarda-roupas. Três calças/saias para o trabalho e cinco camisas/blusas são suficientes. À noite, um vestido básico, uma saia e duas calças já dão um bom modelito. Uma blusa para cada dia é o ideal.

É importante que, antes de fazer as malas, confira a previsão do tempo.

2 – Pesquise com antecedência ao planejar viagens

É sempre bom pesquisar com antecedência hotéis para se hospedar e também como chegar à cidade, seja de carro, ônibus ou avião. Muitas vezes deve-se ter o orçamento aprovado pela empresa, então, quanto antes começar essa pesquisa, mais cedo conseguirá a liberação.

Verifique se a hospedagem fica próxima ao local do trabalho para facilitar a locomoção.

3 – Atente-se aos documentos

Dependendo do destino da viagem é preciso levar documentos extras, além do que se usa no dia a dia. No caso de passaportes, solicite o quanto antes, uma vez que eles levam um certo tempo para ficarem prontos. Se for ficar pelo Brasil, o documento de identidade é imprescindível.

Além desses documentos, verifique a necessidade de seguro-viagem (obrigatório em alguns países), carteira de vacinação, etc. No caso de voos, é possível imprimir o voucher com antecedência e agilizar o embarque.

4 – Escolha o melhor meio de transporte

Se precisar se locomover nas cidades, verifique qual o meio de transporte mais adequado. Se for com o seu carro particular, então não se esqueça de medir a quilometragem para ser reembolsado pelo gasto.

Já nas demais situações, avalie as opções disponíveis. Para trajetos curtos, o táxi pode ser ideal. Já quem for percorrer grandes distâncias, o aluguel de carro pode ser mais interessante.

Em cidades bem estruturadas, o transporte coletivo, muitas vezes, acaba sendo mais barato e rápido.

5 – Conheça a política de viagem da sua empresa

De nada adianta planejar viagens se tudo isso não estiver alinhado com a política de viagem da empresa. Verifique tudo o que pode e não pode de acordo com as regras da organização e não se esqueça de guardar todos os comprovantes de despesas. 

Ainda tem alguma dúvida sobre a melhor forma de planejar viagens corporativas? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *