Como reduzir o estresse em viagens corporativas?

Viajar a negócios pode ser extremamente estressante: com muito em que se pensar e reuniões para participar, são várias as coisas que podem dar errado. No entanto, tomar algumas providências estratégicas pode ajudar a reduzir o estresse que costuma aparecer durante viagens corporativas.

Quer saber que medidas são essas? Então continue a leitura!

Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos obviamente não podem ser evitados, já que não há como saber como e quando eles vão ocorrer. No entanto, com alguns cuidados, há como se preparar para os mais prováveis. É o caso de atrasos no voo, por exemplo, que podem ser amenizados se você contratar um motorista para te esperar no aeroporto de destino.

Além disso, leve sempre uma bagagem de mão com roupas que você possa usar na reunião. Dessa forma, mesmo que suas malas se percam, você terá como comparecer. Caso você seja o responsável por preparar a reunião, certifique-se de reservar o local do encontro antes de viajar, pois deixar tudo para a última hora é muito arriscado.

Com relação ao vestuário: leve peças que podem ser facilmente combinadas. Durante o voo, tenha com você um casaco ou outra roupa mais quentinha, caso o ar condicionado esteja muito forte. Uma forma de se preparar quanto ao guarda-roupa é conferir a previsão meteorológica do local.

Cuide do seu bem-estar

Por mais que a viagem tenha os dias contados e muitas atividades a serem realizadas, é importante cuidar da sua saúde e do seu conforto. Mantenha fast food longe do seu cardápio, pois comer mal pode diminuir sua disposição — e você certamente precisa dela durante viagens corporativas!

Da mesma forma, dormir é essencial, principalmente se você estiver em um fuso horário diferente. O sono saudável permite que você acostume seu corpo aos poucos, evitando também o estresse causado por noites mal dormidas.

Tente separar ao menos dez minutos do dia para relaxar um pouco. Isso é muito importante para que você consiga organizar os seus pensamentos. Tire esse tempo para escutar uma música ou assistir a um pouco de televisão. Você vai perceber que esse tempo para você vai fazer toda a diferença!

Tenha um bom planejamento

Planeje bem sua viagem corporativa e faça uma lista dos itens imprescindíveis que você deve levar na mala: material para o trabalho, equipamentos para a apresentação, adaptador, carregador e computador pessoal, entre tudo o mais que possa ser necessário.

Escolha um bom hotel e confira se ele fica perto do local da reunião. A cidade tem dois aeroportos? Verifique opções de deslocamento e tente desembarcar no mais próximo. É importante hospedar-se em um hotel com Wi-Fi aberto, pois depender totalmente do 3G pode ser estressante, além de pouco prático.

Guarde todos os comprovantes e recibos

Se a empresa for reembolsar os gastos da sua viagem, é importante que você guarde todos os comprovantes e recibos, de preferência em um local em que eles não poderão “se perder”, amassar, molhar ou sofrer quaisquer tipos de danos. Isso evitará transtornos futuros.

Como você pode ter percebido, são as pequenas atitudes que vão reduzir o estresse nas viagens corporativas. Situações estressantes podem até não ser totalmente evitadas, mas, se você seguir nossas dicas, certamente conseguirá reduzir bastante a incidência delas — consequentemente, você será mais produtivo durante a viagem e poderá aproveitar melhor a oportunidade.

E então, ainda ficou alguma dúvida sobre a redução de estresse em viagens corporativas? Tem experiências ou sugestões relacionadas ao assunto para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *